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Atendimento: Responsabilidade de Todos

Postado por Alfredo Duarte Categorias: Na Mídia Tags: Cesar Souza, consultor, Empreenda, empresa, equilíbrio, estratégica, Liderança, Palestrante, Pesquisa, sucesso, Sustentabilidade

ClienteSA

24 de Setembro de 2015

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Alfredo Duarte

Confira artigo que o consultor Alfredo Duarte escreveu para a ClienteSA

Confira a matéria original no
http://www.clientesa.com.br/gestao/59647/responsabilidade-de-todos/ler.aspx

ou leia abaixo a reprodução do texto

 

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Responsabilidade de todos

É essencial passar aos colaboradores a importância do bom atendimento para o sucesso da empresa

24/09/2015 04:12

» Alfredo Duarte

Quando se fala de atendimento em empresas do varejo, uma das coisas que vem à mente é o vendedor. Ele de fato possui um papel importante, já que é o responsável por intermediar a empresa com os clientes. Por isso, é essencial que ele tenha uma postura adequada com o consumidor e procure estabelecer o melhor contato possível, uma vez que qualquer deslize pode custar um cliente a menos. O caminho, então, é seguir pela capacitação dos colaboradores e, assim, estabelecer um padrão para o atendimento. Na avaliação de Alfredo Duarte, consultor associado do Grupo Empreenda, esse cialis generic cuidado é vital, já que é por meio dessa relação que “são formadas e validadas as percepções persuasive writing topics for grade six dos clientes, iniciando vínculos e facilitando os pharmacy online processos de negócio e relacionamento”.
Entretanto, será que somente esses profissionais das empresas devem estar capacitados? Na verdade, não. O executivo acrescenta que todos devem passar por algum tipo de preparo. Pois quem não atende o cliente final, lida com o interno, que possui a mesma importância que o outro. “A lógica é que todos são responsáveis e influentes no atendimento e nas relações com os clientes”, explica. Isso porque é uma ilusão considerar que apenas os vendedores precisam ser efetivos no atendimento. A realidade é que todos precisam estar atentos a spy app for iphone isso. “Assistência técnica, cobrança, setor de informação, back office, entre outros, têm igual importância e influência na fidelização no cliente”, complementa Duarte.
Uma empresa não existe cialis dosage sem seu público e, então, deve ser missão de todos fazer com que ele se mantenha pelo maior tempo possível fiel e satisfeito. Só é possível que esse todo entenda essa situação se for conscientizado durante o treinamento. É preciso compartilhar com os colaboradores os valores, fazer com que toda a equipe se envolva nos processos e reconheça o papel de cada um no comprometimento

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da boa relação. “As pessoas preferem fazer negócios com pessoas de quem research paper on obama’s healthcare plan gostam e em quem confiam. Essa é a dimensão social do relacionamento, da fidelização”, afirma o executivo.

Não por menos, o cliente percebe quando uma equipe está bem preparada e em sintonia. Até porque, como ressalta o consultor, infelizmente o padrão é um atendimento pouco envolvido e interessado. Quando há um contato com mais empatia, esse se diferencia e tem maiores chances de fidelizar o consumidor. E, independente de ele ser interno ou externo, todos merecem o melhor tratamento, que levará aos melhores resultados. “O cliente é o principal ativo das empresas. O interno cuida do externo e esse cuida do presente e futuro dos negócios.”

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Alfredo Duarte

Sobre Alfredo Duarte

Expert em T&D, com vasta vivência na coordenação, planejamento e execução de conteúdos voltados para às áreas de Estratégia, Liderança, Trabalho em equipe, Criatividade, Inovação, Atendimento, Marketing, Vendas e Negociação, tendo como características a praticidade e o Foco em Resultados. Colunista oficial do Blog do Management da EXAME.com
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